Por trás do Dengo de Corte e Ovos Clássicos
Você sabia que o Dengo de Corte e Ovos Clássicos
foram desenhados por designers de joias?
Nossa Páscoa nasce na Cabruca, no meio da Mata Atlântica. E para nos ajudar a contar essa história convidamos o estúdio B&M a trazer, através do formato do Dengo de Corte e dos Ovos Clássicos, toda brasilidade e originalidade para esse tempo especial.
Inspirados pelos elementos naturais, os designers Fabio Brazil e Henrique Murgel exploraram os ciclos da natureza e a riqueza de sua biodiversidade para a criação desses dengos. O processo nos causou tanta curiosidade que conversamos com o Fabio para saber um pouco mais sobre, então chegue cá conferir:
Da origem ao original
Design
“Traçamos um paralelo entre significados universais da Páscoa, como o renascimento, libertação e transformação, com a realidade da Cabruca: o ciclo da natureza e a riqueza de sua biodiversidade. Destas relações, surgiu a ideia de representar as sementes e o semear dos frutos da Mata Atlântica como um novo símbolo para a Páscoa Dengo. Por conta disso, alguns atributos de design são comuns entre o Dengo Clássico e o Dengo de Corte, como a assimetria em suas silhuetas e as superfícies orgânicas.
No entanto, os produtos promovem experiências de consumo diferentes, então cada um passa a assumir algumas particularidades:
O Ovo Clássico se destaca pela sua casca fina, seu tamanho compacto, peso leve e brilho de sua superfície. São características que sugerem ao consumidor quebrar o chocolate com as próprias mãos (experiência como a das barras Dengo de 20g e 80g) e, ao quebrá-lo, a percepção tátil e sonora da quebra do chocolate automaticamente apontam a alta qualidade do chocolate e o primor de sua produção.”
Já garantiu seu Ovo Clássico preferido? Peça cá.
Nos sabores Ao Leite 36%, Intenso 70%, Sem Adição de Açucares 50% Cacau, Sem Adição de Açucares 50% Cacau, Cacau Varietal 70% e À Base de Plantas
“O Dengo de Corte, por sua vez, proporciona uma experiência de consumo completamente diferente. Optamos então por trabalhar com uma superfície arqueada, desenho limpo, curvas mais simples e com um acabamento fosco (diferente do alto brilho do Ovo Clássico e das barras). Tais características foram elaboradas com dois propósitos principais: 1. Para remeter à maciez e cremosidade de seu recheio em camadas e; 2. Para que o ato de fatiar e compartilhar venha de forma intuitiva a quem o degusta.”
Dengo de Corte Gianduia. Peça cá.
Recheado com três camadas de gianduia de castanha-de-caju, chocolate 50% cacau e 36% cacau branco. Sobremesa perfeita para compartilhar.
“Importante pontuar que uma característica permanece fiel a todos os produtos que desenvolvemos com a Dengo: todos representam a origem do cacau e carregam em si a história da Cabruca com originalidade e espontaneidade. Cada mordida é única, assim como cada gomo das barras, e cada fatia do Dengo de Corte são diferentes. É a riqueza da Cabruca em cada detalhe, em cada ponto de contato com quem embarca nessa viagem.”
Processo de criação
“Os processos de criação e desenvolvimento incluíram pesquisas, desenhos, estudos esculpidos em cera e em argila e protótipos impressos em 3D. Além das incontáveis idas à fábrica da Dengo e diálogo constante com a chocolatiére Luciana Lobo, com o chefe de operações Gustavo Raguzzani e o gerente de projetos Jhonata Carvalho. Além da valiosa troca com cada um dos assistentes da produção que nos acompanharam na condução de inúmeros testes e experiências com o chocolate. Ao todo, foram 4 meses de projeto para o desenvolvimento do Ovo Clássico e 6 meses para o Dengo de Corte.”
Experiência
Para promover uma série de estímulos durante a experiência – da abertura da embalagem à degustação do chocolate, os designers Fabio e Henrique estudaram a conjunção de todos os sentidos, e não somente o paladar.
Significado
“O chocolate se transforma em uma escultura, representando vários elementos da Mata Atlântica – a origem do cacau Dengo – como as folhas secas no chão, a folhagem das árvores e a grande variedade de sementes.”
Diferente do primeiro projeto juntos em 2016 (quando desenvolveram a barra 20g e um dos bombons), o que o estúdio B&M fez para essa Páscoa foi uma busca por um novo símbolo, encontrando na própria semente do cacau a representação de vida, renascimento e ressureição. Para além do tradicional coelhinho e do ovo, entendemos que a Páscoa Dengo é a celebração do ciclo da natureza, da abundância das matas e da renovação da vida – e refletimos isso tanto no formato quanto nos sabores que homenageiam as frutas da nossa floresta.
Saiba como foi a criação dos sabores da nossa Páscoa. Clique aqui.
Agora que você conheceu um pouquinho mais da história por trás da nossa Páscoa, desejamos a você um feliz tempo de renascer, com mais amor e puro dengo.
É daqui com muito gosto!